Como superar as frustrações de não aprender inglês

Compartilhe:

medo de aprender ingles

“Eu tenho trauma, não consigo aprender inglês” 🙁

Aprender um novo idioma é empolgante, glamuroso e libertador… mas não para todo mundo.

Quantas vezes não recebemos na Free Pass Idiomas um aluno que diz ter trauma, que não consegue aprender, está travado, odeia inglês.

O primeiro passo para se destravar e aprender o idioma de uma vez por todas

O primeiro segredo é moldar o seu cérebro e seus pensamentos. Você pode não acreditar no poder da positividade, na força das palavras ou do pensamento positivo, mas imagine que se alguém te oferece um saco de dinheiro e você diz: “Eu sou péssimo com dinheiro. Não consigo ter dinheiro. Dinheiro pra mim é um problemão. Não gosto de dinheiro. Preciso de dinheiro, mas não tenho capacidade de gerenciá-lo.” .

Mesmo que você tenha o saco de dinheiro nas mãos e seja seu, só seu, pra fazer o que quiser, você não vai aproveitá-lo, terá asco, será difícil lidar com ele, concorda?

Mudar seu pensamento, o famoso mindset, é importantíssimo para deixar o aprendizado fluir.

Não feche as portas, pois o ar não circula. Ajude o seu cérebro, pense positivo, esteja aberto e receptivo para toda e qualquer informação que te ajude a ganhar a fluência.

Algumas frases que podem te ajudar, e eu aconselho repetí-las como um mantra antes de cada atividade que envolva aprender inglês, são:

  1. Eu sou capaz de aprender inglês.
  2. Inglês me faz bem, com inglês eu consigo viajar, fazer amigos, negócios, atraio riqueza e me liberto.
  3. Quero me sentir confortável ao me deparar com artigos, filmes, música e tudo o que estiver em inglês.

Pensou em mais alguma frase positiva que pode ser seu mantra? Escreva-nos aqui e nas nossas redes sociais. Nós te apoiaremos!

O segundo passo é ser realista e criar micro-metas.

Já criou expectativas? Já se frustrou? 🙁 Eu também. Podemos dizer que expectativa é uma b*, mas só se for uma falsa expectativa. Uma expectativa realista é extremamente útil.

Entenda que ninguém tem a capacidade de lhe dar uma ultimate data, um prazo ou um dia preciso de quando você finalmente estará fluente, e isso você aprendeu no nosso artigo “É possível ser fluente em inglês rápido?”

Então, crie a primeira expectativa realista, se proponha a estudar por 20h, por exemplo, e veja o que acontece. Compare seu antes e depois, faça um diário da sua aprendizagem, grave sua voz no primeiro dia de estudos, anote os vocabulários que não conhece, e volte ali depois das 20 horas de estudos e sorria, você certamente progrediu!

São estas expectativas realistas, ou micro-metas, que lhe darão de volta a confiança que você perdeu. Dessa vez será diferente, pois você tem ferramentas e está consciente do processo.

Use tudo a seu favor para aprender e se desenvolver.

Já comprou um produto de beleza que te deixará mais belo(a) e depois de 3 meses nada mudou? Será que o fator principal é que você não usou o produto? Sim! É preciso usar, e usar segundo as instruções, só assim a mudança acontece.

Quando decidir estudar inglês, use e abuse de todos os recursos para aprender. Envolva-se. Seja proativo.

#DicasFinais:

  1. Curso de inglês: vá às aulas, chegue no horário, faça perguntas, arrisque, coloque todas as dicas em prática, faça anotações;
  2. Vídeos no youtube: assista com atenção, divirta-se e conte para alguém o que você aprendeu, pois ensinar é concretizar seu aprendizado;
  3. Aplicativos: use todos, escolha o que mais te agrada, volte em apps antigos, pois pode ser que agora esteja adequado ao seu nível e te chame mais a atenção;
  4. Sites: faça uma lista dos seus favoritos, entre regularmente neles, organize seu aprendizado em um caderno ou bloco de notas;
  5. Música: entenda, busque a letra, cante junto, cante no chuveiro, use as frases da música para falar com alguém;
  6. Brinque com o idioma: misture, invente, crie regras e lógicas;
  7. Deixe o nativo que existe em você aparecer: leia com sotaque, imite e fale tudo como um americano ou britânico. É engraçado e ainda ajuda muito;
  8. Rádio e tv: sempre que possível, veja ou ouça algo em inglês, mesmo que você não entenda, vá acostumando seu ouvido, tire aquela “inhaca”, aquele desconforto, que é normal sentirmos quando nos deparamos com o novo e diferente. É normal o cérebro evitar o novo, pois é normal querer ficar na zona de conforto, é uma forma inteligente do seu cérebro te ajudar a economizar energia.
  9. Troque o idioma do seu celular, tv, computador, tablet, tudo para inglês. Você vai começar a clicar em “send’, por exemplo, para enviar um email e quando for falar essa palavra vai vir fácil “Please, send her my love”

Agora que você já entendeu como é fácil se livrar de um trauma e superar frustrações do passado, comece imediatamente a colocar inglês em sua rotina.

Siga a Free Pass Idiomas nas redes sociais e destrave seu inglês. 😉

Sumário

Leia também

Cérebro Português Inglês
Porquê estudar inglês

Inglês para evitar Alzheimer

O bilinguismo e o multilinguismo são realmente mais comuns do que você imagina. Na verdade, foi estimado que

in no time
Vocabulário

Expressão: “In no time.”

Como dizer que tudo estará pronto “em pouco tempo”, “num instante só”, “rapidinho”?⠀Use a expressão “in no time”.

abreviações do inglês
Vocabulário

Conheça o “internetês” da gringa

Na #freepassidiomas as siglas viram tema de aula e são uma excelente oportunidade para conhecer melhor a cultura e os

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.